Apresentações da 2a turma em Artes-manuais para educação
Apresentações da 2a turma em Artes-manuais para educação
Acompanhe o cronograma de apresentações públicas de conclusão de curso 2018-2019
Acompanhe o cronograma de apresentações públicas de conclusão de curso 2018-2019
Artes-manuais para a educação: a produção de conhecimento entre os fios da casa

A 2a turma da pós-graduação em Artes-manuais para a educação, coordenada pela Profa Dra Ana Lygia Vieira Schil da Veiga (Nina Veiga), pela Faculdade de Conchas, chega ao final de seu ciclo de estudos conjunto e convida para as apresentações de conclusão de curso.
Entre os dias 09 e 11 de agosto de 2019 teremos as apresentações públicas dos trabalhos de conclusão de curso. Todas são bem-vindas para assistirem as apresentações. Aproveitamos para divulgar o nome dos trabalhos e das pesquisadoras.
As apresentações acontecem n’A Casa Tombada, Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes, em São Paulo/SP. O acesso é fácil pelo Terminal Barra Funda (ônibus, metrô e trem).
Cronograma de apresentação das Bancas Examinadoras
Sexta-feira – 9 de agosto de 2019
- 17h Celi Kazuko Sakata - Tapete artesanal: vivência de artes domésticas
Vivências produzidas durante a confecção de um tapete artesanal. - 18h Nádia Bosquê Ferreira - Lacunas do tempo: Modos de existir na arte educação
Busca caminhar silenciosa e lentamente em direção ao rizoma que liga a aprendizagem (educação) ao estado de silêncio, atenção e às artes-manuais. - 19h Maria Aparecida de Morais - Artífice Comunitária Despertando O Sentir, Querer do Fazer
Descrevendo estratégias e objetivos para uma comunidade organizada e em evolução. - 20h Patrícia Mangili Juliani Spineli - Menina-passarinha: o percurso de aprendizagem no olhar para si
O percurso como processo de aprendizagem que se constitui no fazer junto à escrita, manualidades, afetos e o cuidado de si.
Sábado – 10 de agosto de 2019
- 08h Ivy Andrea Calejon - Ota, um corpo ausente
Esse artigo é composto de cartografias afetivas de processo investigativo de memórias familiares, vivências de técnicas japonesas de tingimento natural com índigo, bordado manual borô e sashiko, assim como reflexões teóricas que apoiam essa travessia. - 09h Priscila Menegasso - Rio Indizível: devir corpo educadora
A escrita poética como forma de rastrear os percursos dos aprendizados que se alojam no soma por meio dos fazeres manuais, suas memórias recentes e ancestrais. - 10h Viviane Ferreira Jantim Neves - ARTES-MANUAIS NA CASA: Memória, Saberes e Afetos
Através do resgate de memória relacionadas às artes-manuais traçar um panorama da relação da
mulher com a casa e as artes-manuais. - 11h Renata Matteoni Macera - A palavra bordada
O bordar palavras como ponto de partida para pesquisa e cartografia de processos têxteis e textuais e
produção de uma estética própria nesses âmbitos. - 12h Juliana Carvalho de Assunção Ribeiro - Escutas que o fio traz: as artes-manuais como caminho de cuidado de si e do outro
Vivências em artes-manuais com os fios e sua potencial atuação terapêutica e de cuidado, com um olhar para o uso das mãos e vozes femininas que habitam esses espaços. - 13h Elaine Cristina Russo - Construindo memórias: revalorizando as Artes-Manuais como aprendizado de afeto para pais e filhos
O artigo valoriza as Artes-Manuais como um fazer que constrói afetos e memórias. Apresenta a importância de resgatar as Artes-Manuais na relação pais e filhos. - 14h Adriana Tomasio - Um conto e um ponto: histórias da casa sobre a alma
A casa como memória e caminho para recuperar a inteireza que somos, num modo de ser e viver
conscientemente manifestado. - 15h Marisa Aiko Inahara - O que pode a auto-educação de uma senhora oriental sexagenária - Boro/sashiko e a filosofia mottainai
Auto-educação de uma senhora oriental - através das oficinas e narrativas. - 16h Emilia Moreira Lima Albano - O feltrar de si através das artes-manuais: a feltragem como ponte entre a autogestação e a gestação do outro
O ciclo da lã do carneiro - do pelo ao objeto de afeto - como possibilidade de apoio ao processo de reestruturação e auto-cuidado para mulheres gestantes e lactantes em situação de vulnerabilidade social. - 17h Fabiana Zanelato Kuwajima - O encontro dos gestos
O movimento do corpo desenvolvendo a percepção e o amor. - 18h Rosana Lance Saloio - Ensinar com vida e arte: experiências em trabalhos manuais em uma escola Waldorf
Trabalhos Manuais do 2° ao 6°ano na Pedagogia Waldorf - 19h Vanessa Garcia Sanches - A cidade e as Artes Manuais: memória e apagamento
Refletir sobre a memória e o apagamento das artes manuais na cidade de São José do Rio Preto. - 20h Lívia Gomes Ferreira Campanholi - Da memória se faz um patch
O presente artigo relata a vivência de observação Goetheanística realizada durante o curso de Pós-graduação em Artes-manuais para a educação, a qual suscitou memórias que por sua vez foram traduzidas na produção artística em palavras, pinturas e costuras.
Domingo – 11 de agosto de 2019
- 08h Alice Mariana Neves Pereira - As redes que embalam crescimento
Mulheres que se encontram nas manualidades. - 09h Nathalie Capistrano Guimarães D'Arêde - O despertar para a lã de ovelha: dispositivo de investigação e experimentação no pensar, sentir e querer com a lã
O artigo visa investigar e experimentar a lã de ovelha em espaços tempo do fazeres manuais
no universo como a casa, o Ateliê, o trabalho, a mãe e as mulheres. - 10h Laura Erig Salimen - Vivências com a lã: a criança, a lã e as artes-manuais dentro e fora da escola
Como o trabalho manual com a lã natural pode atuar como dispositivo para um desenvolvimento saudável na infância. - 11h Gabriela Ramos Ribeiro Martins - A poética do fio: a ambiguidade da delicadeza e a redescoberta em mim de potências criativas
O artigo trata-se de uma breve reflexão histórica a respeito da diferenciação entre Artes Visuais e
Artes-Manuais, e sobre o lugar social que cada uma ocupa dentro do campo das Artes. A partir disso,
desenvolvo uma reflexão paralela pessoal sobre o meu processo criativo e poético como artista que
se redescobriu com a exploração das possibilidades dos fios. - 12h Janete Pasold - Ritmo e o Bordado: O Bordado e sua influência no Ritmo
A influência do nosso ritmo no bordado . E como o bordado pode influenciar no ritmo de quem
borda. - 13h Janice Kirner Providelo - Fiando com um fio sem fim: reflexões sobre oficinas de artes-manuais e histórias
Potências da conversa entre artes-manuais e histórias no contexto da educação não formal, tendo como
diretriz o currículo de Trabalhos Manuais da Pedagogia Waldorf. - 14h Olivia Marinho Silva Lima - Ponto de Provocação - Estar vivo meu ser professor
Cartografia do meu ser professor à partir dos conceitos que o antropólogo Tim Ingold traz em seu
livro Estar vivo - ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição (2015). - 15h Simone Maria de Lima - Fios, Brincadeiras e Poesia
Artes-Manuais no currículo escolar da educação básica na rede pública. - 16h Stella Ferreira Bottino - Artes-Manuais com fios aplicadas na Pedagogia Waldorf para crianças do jardim da infância na escola pública
Artes-manuais com fios para educação. - 17h Jandira Paes de Carvalho de Melo - Caderno cartonero: um espaço potente de experimentações criativas com crianças na escola pública
O artigo propõe pensar a importância das Artes-Manuais para a Educação, por meio de oficinas de encadernação cartoneira com crianças de escola pública. - 18h Aparecida Xavier - Encontrando o Fio da Meada: O Despertar dos Processos Criativos Através das Artes-Manuais
As Artes-Manuais como dispositivo para os processos criativos. - 19h Gustavo Silvestre - Artes-manuais no cárcere
O crochê e o sistema prisional: os desafios do ensino de artes-manuais aplicadas como ferramenta de transformação social.
Inscrições abertas 3a turma!
Para vivenciar encontros que vão fortalecer suas vivências e saberes com as artes-manuais. Participe com a gente! As inscrições para a terceira turma da pós-graduação em artes manuais estão abertas. Aproveite são as últimas vagas!