• acervo  para pesquisa

    Artes-Manuais para o Brincar

  • artesania do brinquedo

    Essa série de conversas é para debater questões que atravessam os modos de subjetivação das artífices do brinquedo. Ação querida a potencializar as oficinas online do Atelier de Educação e a Pós-Graduação Artes-Manuais para o Brincar.

    Tem diferença entre boneca de pano e boneca Waldorf?

    Nina Veiga conversa com Priscilla Capraro do Atelier @pipaetal sobre a apropriação do estilo Boneca Waldorf, descolado do modo de existir que embasa eticamente a estética da boneca. A conversa se aprofunda, com a discussão da estética implicada na boneca e da composição de uma política de letramento necessária a alinhar a ética da boneca ao seu fazer.

    A intuição como guia da artífice do brinquedo.

    Nina Veiga conversa com Luciany Freitas, da Lu Handmade (@lu_handmade16_ ) sobre a intuição como guia da artífice do brinquedo. A artífice fala de como chegou à artesania do brinquedo e apresenta seu trabalho.

    Mulher e boneca: que combinação é essa?

    Nina Veiga conversa com Tati Cavazim (@bonecademim) sobre seus projetos que envolvem mulheres e bonecas.

    A artífice, que utiliza a Boneca Waldorf com mulheres adultas, fala de seu trabalho.

    Bebês e estrelas: que combinação é essa?

    Nina Veiga conversa com Priscilla Capraro do Atelier @pipaetal sobre a confecção de bonecas bebês, inspiradas pela antroposofia e a misteriosa e maravilhosa relação poética entre bebês e estrelas. A artífice do brinquedo também fala sobre sua experiência pessoal na criação, confecção e comercialização das bonecas bebês.

    É possível viver de fazer bonecas?

    Nina Veiga conversa com Patricia Cayres (@bonecadepano.propola e @bonecaindigena) sobre a possibilidade de viver de fazer boneca.

     

    Bonequeira como carreira principal?

    Nina Veiga conversa com Débora Dandasi (@dandasiforcrafters) sobre a consolidação de uma carreira de bonequeira.

    A artífice, empreendedora no Dandasi for Crafters, tem um ateliê que oferece aulas de bonecas de pano, proporcionando oportunidades de renda e experiências a mulheres que gostem de artesanato e costura.

    A relação da criança com o boneco antroposófico.

    Nina Veiga conversa com a artífice do brinquedo, Sarah de Carvalho (@sarah_ateliedeboneca), que desenvolveu a pesquisa "A relação da criança com o boneco antroposófico: arte manual para o desenvolvimento humano. Projeto de pesquisa realizado com recursos do Prêmio Nelson Seixas 2021. Lei Municipal n.º 9.440, de 09 de maio de 2005. A artífice fala também de sua chegada ao universo da artesania da boneca.

    Crianças e bonecas: que combinação é essa?

    Nina Veiga conversa com a educadora Debora Fogli sobre a relação de afeto que se estabelece entre uma criança pequena e sua boneca. Débora @fogli.debora desenvolve projetos que, entre as muitas ações, utilizam as bonecas como forma de contribuir com a construção de uma cultura de paz desde a tenra idade.

    O que construir uma Boneca Waldorf tem a ver com autoconhecimento?

    Nina Veiga conversa com Tati Cavazim (@bonecademim) sobre seu projeto Boneca de Mim. A artífice, que utiliza a Boneca Waldorf com mulheres adultas, fala de seu trabalho.

    O que move a paixão por fazer bonecas?

    Nina Veiga conversa com a artífice do brinquedo, Érica Scoralick (@entre.amigurumi), sobre o que move a paixão por fazer bonecas. A artífice fala de como chegou à artesania do brinquedo e apresenta seu trabalho.

    Como apoiar outras mulheres que também fazem brinquedos e bonecas?

    Nina Veiga conversa com a artífice do brinquedo, Tatiana Arruda Sanchez, da @tatilinka_bonecas sobre uma afirmação que a bonequeira fez em suas redes sociais recentemente: "Eu apoio outras mulheres que também fazem brinquedos e bonecas" (Tati Arruda Sanches). A artífice fala de como chegou à artesania do brinquedo, apresenta seu trabalho e explica porque diz que o que faz não é um negócio, nem uma indústria.

    Fazer boneca como caminho de vida

    Nina Veiga conversa com a artífice Fabiana Pereira, do atelier @fabilluli sobre o fazer boneca como caminho de vida. Fabiana fala de sua trajetória, dos projetos e do amadurecer em uma atividade que está sempre em renovação.

Todos os Posts
×