• Pós-Graduação

    CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA

  • matrícula em livre demanda

    Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

    Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.

    Aulas 100% online com interação constante com docentes e colegas

  • Estrutura do Curso

    Curso EAD - 450 horas/aula
     

    O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.

     

    O curso destina-se a professores comprovadamente atuantes na Pedagogia Waldorf; professores com especialização ou seminário de formação, reconhecidos pela Federação das Escolas Waldorf. Graduados em Pedagogia, Artes Visuais, Educação Artística, Normal Superior.

    Para quem, mesmo não tendo a formação indicada, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender as indicações posteriormente, pedimos a assinatura do termo de ciência no momento da matrícula.

    Aulas 100% online

    com interação constante

    com docentes e colegas

    MATRÍCULA EM LIVRE DEMANDA*

    Comece a cursar quando quiser.

    Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

    *Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.

     

    Corpo docente

    O corpo docente é composto de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência docente nas principais instituições de educação steineriana do país. Também serão convidados docentes decanos para encontros de valorização da memória e da experiência do professorado dos Trabalhos Manuais.

     

    Estrutura do curso

    1. As aulas acontecerão em livre demanda, cada participante pode percorrer o curso a seu tempo, num prazo mínimo de 1 ano e máximo de 1 ano e meio a partir da data de ingresso. Em 2021, os módulos serão disponibilizados nas datas abaixo.
    2. Estão programados encontros síncronos mensais opcionais e plantões pedagógicos e técnicos quinzenais. Além de interação contínua pelo Telegram.
    3. Grupos afetivos de apoio, constituídos de educantes em várias fases do curso também são compostos.
    4. Após às 18h, nas datas abaixo, será disponibilizado o material do módulo.
    5. A apresentação do portfólio final feito em encontro específico, segundo requerimento discente.

    Módulo 1

    Educação Infantil

    Módulo 2

    Primeiro e Segundo Anos

    Módulo 3

    Terceiro e Quarto Anos

    Módulo 4

    Quinto Ano

    Módulo 5

    Sexto Ano

    Módulo 6

    Sétimo e Oitavo Anos

    Módulo 7

    Nono Ano

    Módulo 8

    Ensino Médio

    (disponível em 22 de maio)

    Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.

    Investimento
    5.500,00 reais (12 parcelas de 458). Consulte outros planos de pagamento.

    Disciplinas e ementas

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL

     

    Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    PORTFÓLIO,

    REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS

     

    Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.

    AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA

    (PEDAGOGIA WALDORF)

    As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).

    O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE

    TRABALHOS MANUAIS

    O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,

    inclusive na Escola Pública.

    O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS

    O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

    ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA

    O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?

  • Plano do curso

    Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.

  • Processo seletivo

    Inscrições abertas para o processo seletivo EAD

  • Webinar

    Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana

    Série de vídeos produzidos para pensar o currículo dos trabalhos manuais na Educação Infantil, Fundamental e Médio.

  • Trabalhos Manuais no Ensino Remoto

    Duas conversas sobre os desafios de ministrar a disciplina dos Trabalhos Manuais pelo ensino remoto.

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