• Pós-Graduação:
    Artes-Manuais para o Brincar

    a pesquisa e o estudo da artesania do brinquedo

  • Informações gerais

    Aulas 100% online
    com interação constante
    com docentes e colegas

    MATRÍCULA EM LIVRE DEMANDA

    Você tem 18 meses para concluir o curso,

    a partir da data de ingresso.

  • A pesquisa junto à artesania do brinquedo

    Conheça a proposta da Pós-Graduação Lato Sensu em Artes-Manuais para o Brincar.

    A Pós-Graduação Artes-Manuais para o Brincar permitirá ao egresso que, como:

     

    - artesão de brinquedos artesanais, amplie o conhecimento das necessidades da criança e sua adequação ao brinquedo em seus aspectos culturais, sociais e do desenvolvimento físico e anímico;

    - educador infantil faça o exercício interdisciplinar das artes-manuais, enriquecendo sua prática docente, de modo a poder incluir no currículo escolar a nas atividades fora da escola ações que contemplem com igual valor o pensar, o sentir e o saber fazer junto ao fazer de brinquedos;

    - pesquisador da cultura material amplie o conhecimento do brinquedo, no estímulo à recolha cultural, a colaborar na composição de um acervo de técnicas e usos.

    Plano de curso

    acesse o registro no MEC aqui

    O objetivo geral do curso é promover a especialização de profissionais em nível superior comprometidos com a pesquisa e sua escrita, na interface da educação com as artes-manuais ligadas à cultura popular de construção de brinquedos artesanais. Em especial, àqueles inspirados na Pedagogia Waldorf e os ligados às artes da casa (costura, bordado, tricô, crochê, entre outras técnicas artífices de construção de brinquedos ligadas às práticas ancestrais domésticas).

  • docentes artífices

    Nosso corpo docente é constituído de artífices docentes comprometidos com a infância plena.

  • Uma série de conversas que debate questões que atravessam os modos de subjetivação das artífices do brinquedo. Ação querida a potencializar as oficinas online do Atelier de Educação e a Pós-Graduação Artes-Manuais para o Brincar.

    clique na imagem para acessar