ÁRVORE

Ela renasceu feito um novelo de costurar memórias.

Texto inédito de Daniela Bonafé*

 

Não cabia mais no seu corpo e nem dentro da sua cabeça. Transbordou. O contorno fugiu como uma corsa do tiro e os olhos se encheram de umidade. Não se virou para trás. Aquela velha se foi. Um livro morto, um vestido roto, um jeito novo de ser. A linha se desfez num emaranhado sem começo. Ela deu de ombros. Renascida feito um novelo de costurar memórias. Seus fios rastejaram um tanto até pousarem no rio. Perfuraram o chão do fundo, enlamearam-se até as fibras. Desejo do meio, do sem fim do centro, conforto para dormir e sonhar. Foi assim que, sem forma alguma, fincou raiz. No tempo do assoalho do rio, desatou os nós. E a vontade de delicadeza se fundiu à sua natureza de resistir.

Agora sente os dedos nascerem e aprofundarem-se na terra do mangue, finos caules de falanges. E vai brotando, com sol e ventania, um desejo latente de engrandecer o tronco, de crescer contra a gravidade. Endurecer a casca e enrugar os poros para ser rija e forte no meio da correnteza. Escuta uma folha romper a pele. Ela ouve a seiva por dentro da entranha e sabe que vinga a força desse querer, a despeito da cheia e dos caranguejos que lhe sobem desde baixo. Impassível e sábia, se nutre de luz e do abrigo morno da terra encharcada. É irreversível. E de tanto que sobe e agiganta a copa e faz surgir galhos tortos e firmes, ela sente a certeza de que é, enfim, inteira.

broken image

*Daniela Bonafé é escritora e professora de Arte. Paulistana, mãe e feminista. Autora dos livros:

  • Soprinho, Brisa, Ventania e Tufão (2020) – Fantasy Books
  • Útero (2021) – Liberty Books
  • Contos para o Fim do Mundo (2021) – Ed. Voz de Mulher
  • Menina na Estrada (2022) – Fantasy Books
  • Livro da Impermanência (2022) - edição própria
  • Na Redoma da Flor (2022) – Caravana
  • Útero (2023) versão e-book — Amazon/Kindle
  • En la cúpula de la flor (2023) — Caravana
  • A Voz dos Bichos (2023) — Caravana

Finalista do 4º Prêmio Literário Afeigraf 2022 categoria infantil, menção honrosa do 53º Concurso de Contos e Poesias Abdala Mameri 2022, finalista do Prêmio Microconto de Ouro 2023, classificada no prêmio Carolina Maria de Jesus (MINC 2023) e 2° lugar no Prêmio Literário Campos de Jordão 2023.

Possui textos publicados em 7 antologias e em diversas revistas literárias como Cassandra, Sarabatana, Desvario, Contos de Samsara, Alinhavos, entre outras. Membra do Coletivo Escreviventes. Apresentadora do programa Rosas Literárias no canal Iaras e Pagus. Podcaster do Jujubas e Pitocos no Spotify.

Instagram: @bonafedaniela