• Pós-Graduação

    CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA

  • Aprenda a ensinar trabalhos manuais

    Matricule-se de modo independente a qualquer momento. Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Aulas 100% online com interação constante com docentes e colegas

  • Estrutura do Curso

    Curso EAD - 450 horas/aula

    O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.

     

    O curso destina-se a graduados de todas às áreas.

     

    É especial para ampliar o conhecimento de professores atuantes na Pedagogia Waldorf.

     

    O curso especializa, mas não substitui as licenciaturas necessárias para a atuação docente em escolas.

     

    Para quem, mesmo não tendo gradução, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender graduar-se posteriormente, fornecemos certificação de curso livre.

  • Aula 100% online
    Interação constante entre docentes e colegas

    1

    Matrícula em livre demanda

    comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir a pós-graduação, a partir da data de ingresso

    2

    Encontros

    os encontros síncronos acontecem uma vez por semana, de modo facultativo, através de agendamento individual, nos plantões pedagógicos e técnicos.

    3

    Interação

    interação contínua entre docentes e colegas pesquisadoras, através do Telegram.

    4

    Portfólio

    TCC é a apresentação do portfólio final, segundo requerimento da pesquisadora.

  • Corpo docente

    O corpo docente é composto de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência docente nas principais instituições de educação steineriana do país. Também serão convidados docentes decanos para encontros de valorização da memória e da experiência do professorado dos Trabalhos Manuais.

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    Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.
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    LEVE SUA PROPOSTA DE

    CONTRIBUIÇÃO

    À GESTÃO ACADÊMICA

    secretaria@ninaveiga.com.br

    Não deixe de fazer por motivos financeirtos.

    Programação dos módulos

    Módulo 1 - Educação Infantil

    Módulo 2 - Primeiro e Segundo Ano

    Módulo 3 - Terceiro e Quarto Ano

    Módulo 4 - Quinto Ano

    Módulo 5 - Sexto Ano

    Módulo 6 - Sétimo e Oitavo Ano

    Módulo 7 - Nono Ano

    Módulo 8 - Ensino Médio

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    conheça as diferenças entre nossas pós-graduações

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    Disciplinas e ementas

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    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL

     

    Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.

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    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.

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    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.

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    PORTFÓLIO,

    REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS

     

    Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.

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    AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA

    (PEDAGOGIA WALDORF)

    As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).

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    O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE

    TRABALHOS MANUAIS

    O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,

    inclusive na Escola Pública.

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    O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS

    O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.

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    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

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    ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA

    O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?

  • Plano do curso

    Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.

  • Matrícule-se

    Inscrições abertas em livre demanda

  • Quer conhecer as outras pós-graduações?

    acesse e saiba a diferença entre elas

  • Produção de conhecimento

    Publicações e séries de vídeos disponíveis no canal do Youtube do Nina Veiga Atelier de Educação

    inscreva-se e apoie a produção de conhecimento por uma estética da vida viva

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    A Pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana

    Os textos deste livro nasceram sob a perspectiva de múltiplos olhares, dotados de perguntas sobre o ser e o fazer manual inspirados pelos fundamentos e estudos antropológicos que orientam a prática pedagógica das artes-manuais na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio segundo o currículo praticado nas escolas que adotam a Pedagogia Waldorf.

     

    A pesquisa deu origem à Pós-Graduação Currículo dos Trabalhos na Educação Steineriana.

     

    O currículo dos Trabalhos Manuais

     
     
    Série de vídeos produzidos para pensar o currículo dos trabalhos manuais na Educação Infantil, Fundamental e Médio.
     
     
  • Trabalhos Manuais no Ensino EaD

    Duas conversas sobre a aprendizagem dos Trabalhos Manuais pelo ensino EaD.

  • Encontros e defesas de TCC

    a pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana