Pós-Graduação
CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA
O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.
O curso destina-se a professores comprovadamente atuantes na Pedagogia Waldorf; professores com especialização ou seminário de formação, reconhecidos pela Federação das Escolas Waldorf. Graduados em Pedagogia, Artes Visuais, Educação Artística, Normal Superior.
Para quem, mesmo não tendo a formação indicada, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender as indicações posteriormente, pedimos a assinatura do termo de ciência no momento da matrícula.
Matrícula em livre demanda
comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir a pós-graduação, a partir da data de ingresso
Encontros
os encontros síncronos acontecem uma vez ao mês e são facultativos. Os plantões pedagógicos e técnicos acontecem duas vezes ao mês.
Interação
interação contínua entre docentes e colegas pesquisadoras acontecem através de aplicativo de mensagem
Portfólio
apresentação do portfólio final feito em encontro específico, segundo requerimento da pesquisadora.
Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.
Investimento
6.972,00 reais (14 parcelas de 498). Consulte outros planos de pagamento.
Programação dos módulos
conheça as diferenças entre nossas pós-graduações
Disciplinas e ementas
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL
Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.
TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO
O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.
PORTFÓLIO,
REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS
Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA
(PEDAGOGIA WALDORF)
As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).
O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE
TRABALHOS MANUAIS
O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,
inclusive na Escola Pública.
O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS
O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.
ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA
O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?
Plano do curso
Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.
Produção de conhecimento
Duas conversas sobre os desafios de ministrar a disciplina dos Trabalhos Manuais pelo ensino remoto.
2021 creative commons Nina Veiga Atelier de Educação.
esta página está sob a licença creative commons com atribuição não-comercial.