• Pós-Graduação

    CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA

  • matrícula em livre demanda

    você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Aulas 100% online com interação constante com docentes e colegas

  • Estrutura do Curso

    Curso EAD - 450 horas/aula

    O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.

    O curso destina-se a professores comprovadamente atuantes na Pedagogia Waldorf; professores com especialização ou seminário de formação, reconhecidos pela Federação das Escolas Waldorf. Graduados em Pedagogia, Artes Visuais, Educação Artística, Normal Superior.

    Para quem, mesmo não tendo a formação indicada, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender as indicações posteriormente, pedimos a assinatura do termo de ciência no momento da matrícula.

  • Aula 100% online
    Interação constante entre docentes e colegas

    1

    Matrícula em livre demanda

    comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir a pós-graduação, a partir da data de ingresso

    2

    Encontros

    os encontros síncronos acontecem uma vez ao mês e são facultativos. Os plantões pedagógicos e técnicos acontecem duas vezes ao mês.

    3

    Interação

    interação contínua entre docentes e colegas pesquisadoras acontecem através de aplicativo de mensagem

    4

    Portfólio

    apresentação do portfólio final feito em encontro específico, segundo requerimento da pesquisadora.

  • Corpo docente

    O corpo docente é composto de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência docente nas principais instituições de educação steineriana do país. Também serão convidados docentes decanos para encontros de valorização da memória e da experiência do professorado dos Trabalhos Manuais.

    Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.

    Investimento
    6.972,00 reais (14 parcelas de 498). Consulte outros planos de pagamento.

    Programação dos módulos

    Módulo 1 - Educação Infantil
    Módulo 2 - Primeiro e Segundo Ano
    Módulo 3 - Terceiro e Quarto Ano
    Módulo 4 - Quinto Ano
    Módulo 5 - Sexto Ano
    Módulo 6 - Sétimo e Oitavo Ano
    Módulo 7 - Nono Ano
    Módulo 8 - Ensino Médio

    conheça as diferenças entre nossas pós-graduações

    Disciplinas e ementas

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL

     

    Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    PORTFÓLIO,

    REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS

     

    Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.

    AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA

    (PEDAGOGIA WALDORF)

    As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).

    O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE

    TRABALHOS MANUAIS

    O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,

    inclusive na Escola Pública.

    O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS

    O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

    ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA

    O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?

  • Plano do curso

    Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.

  • Processo seletivo

    Inscrições abertas para o processo seletivo EAD

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  • Produção de conhecimento

    série de vídeos disponíveis no canal do Youtube do Nina Veiga Atelier de Educação

    Webinário Currículo dos Trabalhos Manuais

    Série de vídeos produzidos para pensar o currículo dos trabalhos manuais na Educação Infantil, Fundamental e Médio.

  • Trabalhos Manuais no Ensino Remoto

    Duas conversas sobre os desafios de ministrar a disciplina dos Trabalhos Manuais pelo ensino remoto.

  • Encontros e defesas de TCC

    a pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana