• Pós-Graduação

    CURRÍCULO DOS TRABALHOS MANUAIS NA EDUCAÇÃO STEINERIANA

  • Aprenda a ensinar trabalhos manuais

    Matricule-se de modo independente a qualquer momento. Você tem 18 meses para concluir o curso, a partir da data de ingresso.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Há interação pessoal com docentes e colegas durante todo o processo.

    Acesso ao registro do MEC aqui

    Aulas 100% online com interação constante com docentes e colegas

  • Estrutura do Curso

    Curso EAD - 450 horas/aula

    O curso é dividido em três eixos curriculares independentes e solidários entre si. O primeiro é o eixo vertical no qual o aluno, além de conhecer e exercitar as diferentes técnicas, produz um portfólio para registrar e sistematizar seu conhecimento. O segundo é o eixo horizontal composto de disciplinas de didática, com ênfase no ensino-aprendizagem dos Trabalhos Manuais e suas práticas. O terceiro é o eixo transversal que estuda o currículo dos Trabalhos Manuais junto às demais disciplinas do currículo steineriano e sua relação e pertinência para as fases de desenvolvimento da criança e do jovem.

    O curso destina-se a professores comprovadamente atuantes na Pedagogia Waldorf; professores com especialização ou seminário de formação, reconhecidos pela Federação das Escolas Waldorf. Graduados em Pedagogia, Artes Visuais, Educação Artística, Normal Superior.

    Para quem, mesmo não tendo a formação indicada, quiser cursar a especialização, pretendendo ou não atender as indicações posteriormente, pedimos a assinatura do termo de ciência no momento da matrícula.

  • Aula 100% online
    Interação constante entre docentes e colegas

    1

    Matrícula em livre demanda

    comece a cursar quando quiser. Você tem 18 meses para concluir a pós-graduação, a partir da data de ingresso

    2

    Encontros

    os encontros síncronos acontecem uma vez por semana, de modo facultativo, através de agendamento individual, nos plantões pedagógicos e técnicos.

    3

    Interação

    interação contínua entre docentes e colegas pesquisadoras, através do Telegram.

    4

    Portfólio

    TCC é a apresentação do portfólio final, segundo requerimento da pesquisadora.

  • Corpo docente

    O corpo docente é composto de especialistas, mestres, doutores e pós-doutores com reconhecida experiência docente nas principais instituições de educação steineriana do país. Também serão convidados docentes decanos para encontros de valorização da memória e da experiência do professorado dos Trabalhos Manuais.

    broken image
    broken image
    Exercício das técnicas, composição do portfólio, leitura e estudo serão solicitados em todos os intermódulos.
    broken image
    Investimento
    6.972,00 reais
    (14 parcelas de 498).
    Consulte outros planos de pagamento.

    Não deixe de fazer por motivos financeirtos.

    Programação dos módulos

    Módulo 1 - Educação Infantil

    Módulo 2 - Primeiro e Segundo Ano

    Módulo 3 - Terceiro e Quarto Ano

    Módulo 4 - Quinto Ano

    Módulo 5 - Sexto Ano

    Módulo 6 - Sétimo e Oitavo Ano

    Módulo 7 - Nono Ano

    Módulo 8 - Ensino Médio

    broken image

    conheça as diferenças entre nossas pós-graduações

    broken image

    Disciplinas e ementas

    broken image

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO INFANTIL

     

    Atividade artífice indireta. A importância do gesto do professor nos Trabalhos Manuais, como referência a ser imitada pelas crianças da educação infantil de modo espontâneo. Os primeiros Trabalhos Manuais da Infância. Feltragem molhada como brincadeira. Tricô e crochê de dedo, bordado intuitivo, cardação da lã: técnicas, práticas e indicação didática.

    broken image

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Nono Ano do Ensino Fundamental: fiação, tricô, crochê, bordado em ponto cruz, modelagem de brinquedo, costura manual e à máquina, tecelagem, macramé: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    broken image

    TÉCNICAS E PRÁTICAS DOS TRABALHOS MANUAIS NO ENSINO MÉDIO

    O currículo dos Trabalhos Manuais, na perspectiva da educação steineriana, do Primeiro ao Terceiro Ano do Ensino Médio: fiação, tingimento, bordado livre, modelagem e costura de moda: técnicas, práticas e indicações didáticas.

    broken image

    PORTFÓLIO,

    REGISTRO DE PESQUISA DAS TÉCNICAS

     

    Acompanhamento gráfico. Registro de processos. Coleção de amostras. Pesquisa histórica das técnicas.

    broken image

    AS FASES DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM SOB A PERSPECTIVA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO STEINERIANA

    (PEDAGOGIA WALDORF)

    As fases da vida e o desenvolvimento da criança e do jovem. Os aspectos antropológicos, psicológicos e sociológicos da criança e do jovem, na perspectiva curricular da educação steineriana (Pedagogia Waldorf).

    broken image

    O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO STEINERIANA E SUA RELAÇÃO COM A DISCIPLINA DE

    TRABALHOS MANUAIS

    O currículo dos Trabalhos Manuais em relação ao currículo geral da educação steineriana, da educação infantil ao ensino médio, compreendendo a proposta de uma educação integral, tanto para a experiência pedagógica das escolas que adotam a educação steineriana, como nas demais,

    inclusive na Escola Pública.

    broken image

    O CORPO E A VOZ DO PROFESSOR EM MOVIMENTO: RODAS RÍTMICAS, BRINCADEIRAS E CONTOS PARA A SALA DE AULA DOS TRABALHOS MANUAIS, CANÇÕES E VERSOS

    O corpo e a voz do docente de Trabalhos Manuais em exercício e movimento. Rodas rítmicas, brincadeiras, contos e histórias. A tradição oral no trabalho manual. Os cantos de trabalho. Versos, canções, jogos para a sala de aula dos Trabalhos Manuais.

    broken image

    DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A didática steineriana e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.

    broken image

    ANTROPOSOFIA DA IMANÊNCIA E EDUCAÇÃO STEINERIANA: CONCEITOS POR UMA ESTÉTICA DA VIDA VIVA

    O diálogo circulará em torno das questões norteadoras: A renovação conceitual da antroposofia se faz necessária para que possamos ultrapassar o apequenamento que a atualidade nos quer impor? A criança contemporânea é sempre aquém da criança idealizada? Que educação pede a criança contemporânea? É possível, ainda hoje, autoeducar-se e apoiar a autoeducação para a liberdade? Como as artes-manuais com hífen podem apoiar os Trabalhos Manuais?

  • Plano do curso

    Para avaliação, justificativa, objetivos, matriz curricular e demais informações, baixe o arquivo.

  • Processo seletivo

    Inscrições abertas para o processo seletivo EAD

  • Quer conhecer as outras pós-graduações?

    acesse e saiba a diferença entre elas

  • Produção de conhecimento

    Publicações e séries de vídeos disponíveis no canal do Youtube do Nina Veiga Atelier de Educação

    inscreva-se e apoie a produção de conhecimento por uma estética da vida viva

    broken image

    A Pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana

    Os textos deste livro nasceram sob a perspectiva de múltiplos olhares, dotados de perguntas sobre o ser e o fazer manual inspirados pelos fundamentos e estudos antropológicos que orientam a prática pedagógica das artes-manuais na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio segundo o currículo praticado nas escolas que adotam a Pedagogia Waldorf.

     

    A pesquisa deu origem à Pós-Graduação Currículo dos Trabalhos na Educação Steineriana.

     

    Webinário Currículo dos Trabalhos Manuais

    Série de vídeos produzidos para pensar o currículo dos trabalhos manuais na Educação Infantil, Fundamental e Médio.

  • Trabalhos Manuais no Ensino EaD

    Duas conversas sobre a aprendizagem dos Trabalhos Manuais pelo ensino EaD.

  • Encontros e defesas de TCC

    a pesquisa do Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana